sábado, 16 de janeiro de 2010

Processo de Fabricação Bolo de Chocolate

Vamos tentar usar nossa imaginação para entender um processo de fabricação de um produto, um alimento, por exemplo uma pré mistura para bolo, vamos ver um pouco mais adiante... uma pré mistura de bolo de chocolate.

Bem, sobre o produto em processo:
formulação do produto, ingredientes da fórmula, aprovação da fórmula (testes preliminares da formulação), emissão de ordem de fabricação, quantidade a ser produzida, data prevista de produção, turno, etc.
Requisitos do processo:
Energia, ordem de fabricação, equipamentos higienizados e sanitizados, materias-primas, pessoal operacional e embalagens disponíveis, etc.
Fórmula do produto:
Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, fermento químico (bicarbonato de sódio, pirofosfato ácido de sódio e fosfato monocálcico), cacau alcalino, goma xantana. aroma idêntico ao natural de baunilha.
CONTÉM GLÚTEN

Imagine uma fábrica que no final de cada dia de trabalho inspeciona uma amostra de 100 pacote da pré-mistura do bolo de chocolate para obter o número de defeitos e conhecer o grau de qualidade da sua produção. Fica fácil perceber que esse requisito de qualidade varia ao longo do tempo. Para facilitar esse estudo devemos usar uma ferramenta que possibilite a visualização do número de pacotes de pré-mistura do bolo de chocolate que estão dentro dos padrões pré-determinados pelo Controle de Qualidade e aqueles que estão fora desses padrões: o gráfico de controle.
 
Linha Central: representa o valor médio do característico de qualidade exigido pela fábrica.
Linha Superior: representa o limite superior de controle (LSC). Linha Inferior: representa o limite inferior de controle (LIC).
Uma vez apresentado o gráfico, os pontos devem permanecer dentro do intervalo determinado por LSC e LIC. Cada ponto representa uma amostra.
 
Para melhor visualizar a evolução do requisito de qualidade ao longo do processo, vamos unir os pontos por retas. O processo está sob contrõle quando:
Todos os pontos do gráfico estão dentro dos limites de controle (LIC e LSC). A disposição dos pontos dentro dos limites é aleatória.
Existem gráficos de controle para atributos e para variáveis:
Atributos: estudam o comportamento de números e proporções.
Variáveis: referem-se a aspectos como peso, comprimento, densidade, concentração, etc. Vamos notar a diferença entre atributos e variáveis com o auxílio dos próximos exemplos que virão a seguir.
O gráfico para atributos mais usado é o gráfico np, que monitora a variação do número de ítens defeituosos em amostras de tamanho constante.
O gráfico de variável mais conhecido é o gráfico X-R, que monitora a variação da média e amplitude dos dados ao longo do tempo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Pesquisar este blog